sábado, 4 de maio de 2013

Connected, but alone?




As tecnologias sem dúvida entraram na vida do ser humano de uma forma explosiva. Hoje em dia qualquer pessoa já possui um telemóvel, um computador ou outra tecnologia que a põe em contacto com o mundo. É rara a pessoa que consegue passar um dia sem aceder à internet ou sem estar constantemente ligado ao telemóvel, o que faz com que as pessoas se desliguem um pouco do que está à sua volta.
O facto de apenas com um click conseguirmos estar em contacto com alguém tem as suas vantagens, mas por outro lado também tem algumas desvantagens. No meu ponto de vista quando comunicamos através do telemóvel ou da internet perdemos um pouco aquele velho hábito de nos encontrarmos com os amigos e comunicarmos cara a cara, ou se estamos todos reunidos muitas vezes cada um está ligado ao seu aparelho electrónico comunicando com outras pessoas.
As redes sociais permitem-nos comunicar com todo o mundo, mas vendo por outra perspectiva, não seria muito mais gratificante para nós em vez de estarmos em frente a um computador, sairmos de casa e irmos ao encontro dessas pessoas? A tecnologia sem dúvida trouxe-nos muitas vantagens, mas também nos afastou um pouco da sociedade… O facto de preferirmos enviar uma sms em vez de sair de casa e ir ter com a pessoa faz com nos afastemos da sociedade e fiquemos presos em casa à volta da tecnologia.
Por vezes nem tudo o que mostramos na internet é real o que também me faz refletir um pouco, pois se não interagimos com a pessoa cara a cara como é que sabemos que essa pessoa possui aquelas características? Por isso devemos sair de casa, devemos interagir mais cara a cara e não ficarmos presos apenas ao que diz a internet.

Deste modo, concordo com Sherry Turkle, o facto de estarmos conectados pode-nos levar à solidão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário